21 de ago. de 2010

A Criatividade entre o Estômago e a Alma


Tudo quanto necessitamos e queremos aprender, servirá a nossa alma, assim como o alimento serve para nutrir o nosso corpo, e o ar e a água servem de meios para processar a química necessária para as funções do nosso organismo e atividades. Por isso, tudo o que ingerimos acaba sendo assimilado assim como foram o alimento, o ar e a água.
O corpo, usando a princípio os sentidos do paladar e do olfato, tira o melhor que pode do que ingerimos e faz isso de forma perfeita, porque objetivamente, o processo digestivo depende muito pouco da nossa vontade e está relativamente isento dos nossos impulsos externos e emocionais. Agora e de uma forma um pouco diferente estes princípios acontecem também com o que vemos, tocamos e ouvimos, eles contribuem nas nossas escolhas, guardas e vigílias, o que já é o bastante para a maioria dos seres vivos. Porém, para nós humanos estes sentidos fazem parte de um outro processo mais amplo e diz respeito a alimentação da alma exigida pelo intelecto. Refiro-me ao intelecto como sendo o processador do instinto e das vontades objetivas e subjetivas do espírito humano. É através dele que buscamos os compostos visuais, auditivos e sensoriais que necessitamos como alimento da alma; para viver, evoluir, desenvolver e realizar o que atina no nosso propósito de descobrir, de recriar e de ser, "e no exato sentido das palavras" a própria vida.

O objetivo deste breve texto foi o de falar sobre os estímulos que elevam o homem a um patamar superior. Da necessidade de o ser; observador, apreciador e crítico, que precisa e deve nutrir a sua alma (não apenas o seu estômago) extraindo e assimilando dos compostos externos, propriedades cognitivas, informações objetivas e subjetivas essenciais, além de outras energias, e deixar que elas misturem-se ao nosso ser para ampliar possibilidades criativas e despertar os nossos talentos.
Observação: As leis de direitos autorais existem apenas para os objetos em si e não para as suas essências.

moacir p. ponti

Deixe a sua mensagem ou comentário:

Postar um comentário